ENTENDENDO A DINÂMICA DO MERCADO BRASILEIRO DE MADEIRA de FLORESTA NATIVA: UM ESTUDO DE CASO PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL
Palavras-chave:
Mercado brasileiro de madeira, Floresta tropical, Estatística espacialResumo
Entender o mercado brasileiro de madeira nativa auxilia os gestores florestais e pode orientar as políticas de conservação. Este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição espacial e temporal da oferta e demanda da madeira nativa brasileira para quatro produtos: carvão vegetal, madeira em tora, lenha e madeira serrada. Foi utilizado o volume de madeira consumido de 2006 a 2016 em Minas Gerais (MG) totalizando 31 milhões de metros cúbicos e obtido seu fornecedor no Brasil. Esses dados foram usados como entrada para calcular os centros médios e realizar análises de agrupamento. Os centros de abastecimento de madeira para o setor de energia no Brasil passaram do bioma Cerrado para a Caatinga. Essa mudança é consistente com os padrões históricos de expansão agrícola no Brasil. As maiores mesorregiões produtoras de madeira foram: Leste de Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás e Centro-Sul da Bahia. Os centros de abastecimento de madeira sólida mudaram-se das regiões Norte para Centro-Oeste, mas permaneceram no bioma Amazônia por quase todos os anos. Esse padrão é provavelmente uma consequência das práticas de regulamentação da madeira na Amazônia. As mesorregiões: Madeira-Guaporé e Leste do Estado de Rondônia, Sudeste e Nordeste do Pará e Norte do Mato Grosso foram os principais fornecedores de madeira maciça para MG. O consumo de madeira para energia está concentrado nas regiões Centro e Norte do Estado de MG, principalmente em Sete Lagoas, polo das indústrias de ferro-gusa e cimento. Os produtos de madeira maciça estão dispersos no Estado de MG, sendo Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Ubá e Uberlândia os centros de distribuição de madeira nativa para indústria moveleira de MG. As estatísticas espaciais ajudaram a explorar a atividade do mercado de madeira nativa no Brasil e fornecem informações essenciais para os tomadores de decisão que não estavam disponíveis anteriormente.
Palavras-Chave: Mercado brasileiro de madeira; Floresta tropical; Estatística espacial
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).