Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo adicionado ao sistema não deve conter qualquer informação que permita a identificação dos autores pelos avaliadores. Não adicione autoria, vínculos e agradecimentos;
  • O artigo (ainda que seja uma revisão) deve ser apresentado em formato completo contendo: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. (Ressaltamos que: Título, Resumo, Palavras-chave, títulos e legendas de tabelas/figuras devem ser apresentados em português e ingles independente do idioma da submissão);
  • Tabelas e figuras devem ser adicionadas ao final do documento, após as Referências. Apenas indique a posição no texto (Ex. [Inserir tabela 1]);
  • Plágio não é admitido em qualquer forma, o que inclui autoplágio. Recomendamos que os autores realizem a inspeção do documento antes de realizar a submissão;
  • O máximo de palavras admitido é 6000.

Diretrizes para Autores

O manuscrito deve ser preparado de acordo com as especificações abaixo:

  • Formato compatível com o Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • Tamanho máximo do arquivo até 10 MB.
  • Tamanho da Folha A4 (210 X 297 mm).
  • Layout retrato em todas as páginas.
  • Margens de 2,5 cm.
  • Espaçamento entre linhas de 1.5.
  • Recuo do parágrafo de 1.25 cm.
  • Fonte Times New Roman, 12.
  • Todas as linhas devem ser numeradas.
  • O manuscrito deve conter o número máximo de 6000 palavras (excluindo tabelas, figuras e referências).
  • O resumo (e abstract) deve conter no máximo 280 palavras, com três palavras-chave (e keywords) no final.
  • O título (em português e inglês) deve estar com letras maiúsculas, fonte em negrito, exceto nos casos que possuem regras apropriadas, como nomes botânicos.
  • O arquivo deve conter a seguinte estrutura e organização: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências e Tabelas/Figuras. Resultados e discussão devem ser apresentados em itens separados para todos os documentos.
  • Os dados de autoria, a contribuição dos autores e agradecimentos deverão ser informados apenas após o aceite.
  • Os tópicos principais devem estar com letras maiúsculas, em negrito e numerados sequencialmente. Os subtópicos devem ter a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas.
  • A(s) tabela(s) e figura(s) deve(m) ser colocada(s) no final do manuscrito após as referências e sua posição no texto deve ser indicada como: inserir aqui Tabela 1; inserir aqui a Figura 2. Devem ser numeradas com algarismos arábicos consecutivos, citadas no texto entre parênteses (Tabela 1), (Figura 2). Os títulos devem ser autoexplicativos. A fonte dos dados deve ser inserida na parte inferior (Fonte:). Os títulos devem ser escritos antes da tabela e após a figura. Figuras contendo subgrupos, nomear os subgrupos com letras maiúsculas (sem parênteses e sem ponto após as letras) no canto superior esquerdo de cada subgrupo. Títulos e legendas de tabelas e figuras devem ser apresentados em português e inglês.
  • Equações citadas no texto devem ser numeradas em série e entre parênteses (Equação 1). A numeração da equação (Eq. 1) deve estar alinhada à direita do texto. Abaixo da equação, identifique os símbolos com as unidades. Não inserir equações no formato de figura, utilize a ferramenta “equações” do Microsoft Word para tal.
  • Nomenclatura Botânica - O gênero e o nome científico das espécies devem estar em itálico e seguir as regras do Código Internacional de Nomenclatura Botânica (ICBN). O(s) autor(es) devem ser informados na primeira vez que são mencionados no texto, depois disso, sem autores.
  • As unidades de medidas devem ser apresentadas conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI).
  • Notas de rodapé não são aceitas.
  • A norma APA deve ser utilizada para as referências. Estas devem ser principalmente recentes e de artigos científicos publicados em revistas indexadas.

Utilize o modelo de formatação disponível: Modelo simplificado de submissão

Faça o download do arquivo, apague todo o texto em "azul" e as figuras ao final do documento. Depois, cole o texto do seu artigo nos tópicos devidos. Realize a inspeção do arquivo (conforme orientado nas figuras ao final do documento), salve seu trabalho e o carregue no sistema de submissão.

Maiores detalhes sobre cada item podem ser acompanhados em: Normas para submissão

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email informados nesta plataforma serão utilizados exclusivamente para os propósitos deste periódico e não serão disponibilizados para outros fins.