Política editorial
INSTRUÇÕES E POLÍTICAS DA REVISTA
Periodicidade
A revista Árvore adota o sistema de publicação em FLUXO CONTÍNUO.
Processo de Avaliação
Após a submissão, o manuscrito é verificado com relação ao atendimento às normas da revista. Sendo atendidos todos os critérios das normas, inicia-se o processo de avaliação. O processo de avaliação é iniciado por uma análise de mérito científico realizada por um de nossos editores. Constatada a existência de mérito, o material é encaminhado para dois revisores ad hoc. Desta forma, trata-se de uma revisão por pares (duplo-cega), o que garante padrões de alta qualidade e conduta ética em relação à publicação. Quando o artigo recebe o parecer positivo, é avaliada a qualidade da tradução para o idioma inglês e, novamente, o texto é verificado para inexistência de plágio. Após essa etapa, o texto será enviado para produção e publicação.
Critérios para aceitação dos artigos
- O manuscrito deve ser original, preenchendo uma lacuna de pesquisa ou contribuindo para o avanço da Ciência Florestal.
- Deve seguir as normas de formatação e de submissão da revista.
- Os autores do trabalho afirmam que o artigo é um trabalho original e que não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação em outro periódico tanto na forma impressa como na eletrônica.
- Os autores são instruídos a enviar o manuscrito para correções linguísticas.
- A qualidade da escrita científica é essencial.
- É necessária uma descrição precisa da metodologia e técnicas.
- As conclusões devem estar de acordo com os objetivos e com base na evidência dos resultados.
- Os manuscritos baseados exclusivamente em diagnósticos, relatórios, descrições, inventários e características não serão aceitos.
- Todos os manuscritos enviados devem obedecer à ética editorial.
- Os autores são incentivados a disponibilizar seus dados principais em depositários de dados.
- O plágio não é admitido.
- Os autores devem incluir sua identificação ORCID no procedimento de submissão.
- O Comitê Editorial se reserva o direito de rejeitar o manuscrito que não cumpre um ou mais desses critérios de revista.
Taxa de Publicação
A Revista Árvore cobra uma taxa de publicação de R$ 800,00 para pagamentos no Brasil e US$ 320,00 para pagamentos internacionais. A cobrança será aplicada somente após o comunicado de aceitação do artigo.
Idioma
O manuscrito pode ser submetido em português ou inglês, porém, todos os artigos aceitos serão publicados somente na língua inglesa. Neste caso, os autores terão que providenciar a tradução para o inglês e apresentar uma declaração que comprove que esta tradução foi realizada por pessoal capacitado. A declaração de responsabilidade sobre a tradução deverá conter os dados do artigo e assinatura do responsável.
Acesso Aberto
Os artigos estão disponíveis gratuitamente para o público geral, o que significa que qualquer pessoa pode ler ou baixar qualquer publicação. Também incentivamos o uso de redes sociais para compartilhar nossas publicações.
Declaração de Direito Autoral
Todos os autores concordam com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concedem a licença exclusiva para publicar o artigo submetido na forma eletrônica. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo publicado são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e da Comissão Editorial.
Identificação de Autores e Documentos
Os autores das publicações realizadas devem ser identificados pelo seu número de registro no ORCiD (Open Researcher and Contributor ID), para que sejam facilmente e corretamente conectados com suas atividades de pesquisa. Os artigos publicados recebem o registro DOI (Digital Object Identifier), um sistema de identificação numérico único e exclusivo para conteúdo digital.
Política de Ética
A revista segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) para a boa prática da ciência. A conduta ética é exigida em relação à pesquisa e a todo o processo de publicação, deve ser feita com rigor na análise da qualidade dos artigos científicos, na seleção de revisores qualificados, no processo de tomada de decisão imparcial, bem como no respeito profissional aos autores. É necessária a aprovação formal e documentada dos procedimentos a serem adotados, por um comitê legal de ética em pesquisa, para todos os estudos envolvendo seres humanos e animais.
Prevenção de Plágio
Os autores devem declarar que o trabalho é original e livre de plágio. Plágio em todas as suas formas constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Uma varredura é realizada no arquivo submetido para detectar a presença de similaridade, com o software iThenticate, tal procedimento se repete após o aceite.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços de e-mail informados nesta plataforma serão utilizados exclusivamente para os propósitos deste periódico e não serão disponibilizados para outros fins.