Pulsos de luz na micropropagação de clone de Corymbia torelliana (F.Muell.) K.D.Hill & L.A.S.Johnson x Corymbia citriodora (Hook.) K.D.Hill & L.A.S.Johnson: alongamento e enraizamento in vitro
DOI:
https://doi.org/10.53661/1806-9088202448263750Palavras-chave:
Desenvolvimento in vitro, LEDs, Qualidade espectralResumo
As lâmpadas LEDs emitem luz em espectros específicos, melhorando significativamente a eficiência quântica da fotossíntese (EQF) e, consequentemente, o crescimento e o desenvolvimento de plantas. As espécies Corymbia citriodora, Corymbia torelliana e alguns de seus híbridos interespecíficos, estão sendo incorporadas em programas de silvicultura clonal. Entretanto, o principal entrave da propagação é em relação ao enraizamento. O objetivo desse artigo foi analisar os efeitos do uso de pulsos de luz com diferentes qualidades espectrais nas etapas de alongamento e enraizamento in vitro, por meio da técnica de micropropagação, em um clone híbrido de Corymbia torelliana x Corymbia citriodora. Foram utilizadas 4 fontes de luz: (2F) fluorescente, (LED V+/A) vermelho (99%) + azul (1%), (LED V/A+) vermelho (1%) + azul (99%), LED V/A vermelho (72%) + azul (28%). A composição dos tratamentos consistiu na combinação dessas fontes de luz com diferentes tempos de permanência 7, 14, 21 e 28 dias (sem pulso), totalizando 13 tratamentos. Ao final de 28 dias de cultivo, os explantes foram avaliados nos seguintes parâmetros: sobrevivência (%), contaminação (%), calogênese (%), enraizamento (%), oxidação do meio de cultura (%), comprimento da parte aérea (cm) e vigor da planta (notas de 1 a 3). Os resultados indicaram que a menor taxa de oxidação do meio de cultura foi observada no tratamento com 28 dias na fonte de luz LED V/A+. Entretanto, esse resultado não afetou diretamente o vigor e nem o desenvolvimento in vitro. Além disso, nas condições testadas, o uso de LEDs V+/A (maior proporção de vermelho) por 7 dias estimulou o crescimento da parte aérea e a emissão de raízes proporcionando o melhor desenvolvimento in vitro.
Palavras-Chave: Desenvolvimento in vitro; LEDs; Qualidade espectral
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).