PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DO PAU-JACARÉ (Piptadenia gonoacantha (MART.) MACBR.) POR ESTAQUIA

Conteúdo do artigo principal

William Hernandez
Aloisio Xavier
Haroldo Nogueira de Paiva
Ivar Wendling

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para a propagação vegetativa do pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) por meio da técnica de estaquia, avaliando-se a sobrevivência e capacidade produtiva das cepas em coletas sucessivas de estacas em jardim clonal e a sobrevivência, enraizamento, altura, vigor e biomassa radicular e foliar das estacas, em função da aplicação de diferentes dosagens (0, 2.000 e 6.000 mg L-1) do regulador de crescimento ácido indolbutírico (AIB), do tipo de substrato (vermiculita e composto orgânico Mecplant®) e da posição das estacas (apical, intermediária e basal). Os melhores resultados foram evidenciados com as estacas apicais, utilizando o composto orgânico como substrato; no entanto, nas intermediárias e basais, a aplicação de AIB, na concentração de 6.000 mg L-1, foi a que mostrou valores médios mais elevados nas características avaliadas, em casa de vegetação, casa de sombra e pleno sol. A sobrevivência das cepas foi de 100%, tendo a produção de brotações com tendência crescente nas sucessivas coletas. Conclui-se que a propagação vegetativa do pau-jacaré, pela técnica de estaquia com propágulos oriundos de mudas produzidas por sementes, foi tecnicamente viável, principalmente quando se utilizaram estacas apicais ou intermediárias e basais, aplicando 6.000 mg L-1 de AIB e composto orgânico como substrato.


Palavras-chave: Enraizamento, Propagação de plantas e Clonagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
Hernandez, W., Xavier, A., de Paiva, H. N., & Wendling, I. (2012). PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DO PAU-JACARÉ (Piptadenia gonoacantha (MART.) MACBR.) POR ESTAQUIA. Revista Árvore, 36(05), https://doi.org/10.1590/S0100–67622012000500003. Recuperado de https://revistaarvore.ufv.br/rarv/article/view/102010
Seção
Artigos Científicos - Silvicultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)