EFEITO DO DESBASTE SOBRE OS VOLUMES DE BIOMASSA E O TEOR DE TANINOS CONDENSADOS DA CASCA DE Mimosa caesalpiniifolia BENTH.

Conteúdo do artigo principal

Leoclécio Luís de Paiva
Tatiane Kelly Barbosa de Azevedo
Alexandre Santos Pimenta
Juliana Lorensi do Canto
Maila Janaína Coêlho de Souza
João Gilberto Meza Ucella Filho

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do desbaste sobre os volumes de madeira por hectare e no teor de taninos na casca de Mimosa caesalpiniifolia. O plantio foi subdividido em duas parcelas, uma que sofreu desbaste aos 12 e aos 55 meses de idade (T1), enquanto a outra foi mantida intacta (T2). Foram realizadas medições das variáveis dendrométricas e, em seguida, abatidas dez árvores, sendo cinco em cada uma das parcelas. Posteriormente, determinou-se o volume, a massa e o teor de umidade, da madeira e da casca. Em seguida, foi quantificado o teor de sólidos totais (TST), o índice de Stiasny (I) e o teor de taninos condensados (TTC) na casca. A produtividade de madeira seca foi estatisticamente diferente entre os dois tratamentos com valores de 26,7 e 22,8 t ha-1 para T1 e T2, respectivamente. A porcentagem de casca seca correspondeu a 16% da biomassa total para ambos os tratamentos. A única variável que apresentou diferença significativa foi o I, sendo os valores com e sem desbaste de 59,83 e 79,31%, respectivamente. Portanto, verificou-se que a forma em que o desbaste foi empregado altera o I e a massa de madeira seca, porém não alterou a concentração de taninos presentes na casca da espécie.


Palavras-Chave: Metabólitos secundários; Floresta secas; Práticas silviculturais

Detalhes do artigo

Como Citar
de Paiva, L. L., de Azevedo, T. K. B., Pimenta, A. S., do Canto, J. L., de Souza, M. J. C., & Ucella Filho, J. G. M. (2023). EFEITO DO DESBASTE SOBRE OS VOLUMES DE BIOMASSA E O TEOR DE TANINOS CONDENSADOS DA CASCA DE Mimosa caesalpiniifolia BENTH. Revista Árvore, 47, https://doi.org/10.1590/1806–908820230000028. Recuperado de https://revistaarvore.ufv.br/rarv/article/view/263697
Seção
Artigos Científicos - Silvicultura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)