ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES DA MADEIRA SOBRE A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL: APLICANDO O ALGORITMO RANDOM FOREST
Palavras-chave:
aprendizagem supervisionada, Corymbia, Random forestResumo
O entendimento das relações entre as propriedades da madeira e do carvão vegetal possibilita a melhoria da produção de carvão. Sendo assim, neste estudo utilizou-se o algoritmo random forest para análise da influência de propriedades da madeira de eucalipto sobre a qualidade do carvão vegetal, bem como avaliou-se a acurácia dos valores preditos em relação às estimativas do support vector regression e da regressão linear múltipla. Foram mensuradas seis propriedades da madeira e seis do carvão do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla e de doze clones de Corymbia torelliana x Corymbia critriodora com sete anos de idade. Nas análises, foi utilizado a medida de redução média da impureza do nó (soma de quadrados residual) do random forest e a correlação de cópulas para avaliar a relação entre propriedades da madeira e do carvão. O random forest foi comparado ao support vector regression e à regressão linear múltipla por meio do coeficiente de determinação, correlação linear entre valores observados e preditos, erro médio absoluto e raiz quadrada do erro quadrático médio. A acurácia do random forest foi maior que a do support vector regression e da regressão linear múltipla, principalmente em termos de coeficiente de determinação e correlação linear entre valores observados e preditos. O rendimento e qualidade do carvão vegetal dos clones foram influenciados, principalmente, pelo teor de holocelulose, relação cerne/alburno e densidade básica da madeira. A densidade relativa aparente do carvão foi a variável em que o random forest atingiu o melhor nível de explicação da variabilidade em função das propriedades da madeira, enquanto para o teor de carbono fixo o algoritmo forneceu predições com menor erro.
Palavras-Chave: aprendizagem supervisionada; Corymbia; Random forest
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).