AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE Piptadenia gonoacantha (MART.) J. F. MACBR. UTILIZANDO ANÁLISE DE IMAGENS
Palavras-chave:
Espécie nativa, raios-X, VigorResumo
A avaliação da qualidade das sementes de espécies florestais nativas é de extrema importância e, neste sentido, há a necessidade de integrar novas tecnologias que possam complementar as análises de qualidade tradicionalmente utilizadas. O objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de Piptadenia gonoacantha utilizando técnicas de análise de imagem e relacionar aspectos de integridade tecidual com atributos fisiológicos. Sementes de 10 lotes foram coletadas e submetidas a análises automáticas e visuais de imagens radiográficas, com a determinação de parâmetros relacionados à densidade tecidual e preenchimento das sementes. Após o teste de raios-X, as sementes foram submetidas a análises fisiológicas de germinação e vigor. Foi observado que os lotes que apresentaram maiores valores de densidade tecidual, preenchimento e solidez, apresentaram maior germinação e vigor. Ficou evidente também que os danos presentes nas sementes tiveram relação direta com o seu desempenho fisiológico. Portanto, os resultados mostraram que a técnica de raios X nas sementes, combinada com a análise automatizada das radiografias, são eficientes na avaliação da morfologia interna de sementes de P. gonoacantha. A integridade física dos tecidos das sementes está diretamente relacionada à qualidade fisiológica e permite a classificação de diferentes lotes quanto ao vigor. A análise visual de radiografias digitais é adequada para identificar a má formação em sementes de P. gonoacantha.
Palavras-Chave: Espécie nativa; raios-X; Vigor
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).