SINCRONICIDADE FENOLÓGICA DE Byrsonima pachyphylla A. Juss. E B. verbascifolia (L.) DC. (MALPIGHIACEAE) E SUA RELAÇÃO COM A SAZONALIDADE CLIMÁTICA
Palavras-chave:
Fenologia, Ecótono, MuriciResumo
A fenologia estuda o período de ocorrência de eventos biológicos e o que os estimulam, em relação a fatores bióticos e abióticos. A presente investigação teve como objetivo descrever a fenologia de Byrsonima pachyphylla e de B. verbascifolia em uma área ecotonal entre os Biomas Cerrado e Amazônia no estado do Tocantins com a finalidade contribuir para o melhor entendimento de sua autoecologia nessa região pouco estudada. Trinta indivíduos adultos de cada espécie, escolhidos aleatoriamente em área de Cerrado stricto sensu em Porto Nacional, Tocantins, foram acompanhados quinzenalmente durante doze meses. Foram estimadas as porcentagens de brotações e folhas em diferentes estágios de desenvolvimento (fenologia vegetativa), de botões florais, flores abertas, frutos verdes e maduros (fenologia reprodutiva), bem como a sincronia das fenofases reprodutivas. Os eventos fenológicos vegetativos e reprodutivos foram sazonais e ocorreram principalmente no final do período seco e início do chuvoso. A fenologia vegetativa de B. pachyphylla foi classificada como sempre verde com crescimento contínuo e sua floração como tardia, apresentando este evento principalmente no período seco. B. verbascifolia foi classificada como sempre verde com crescimento sazonal e apresentou produção de flores na transição entre o período seco e o chuvoso sendo considerada uma espécie de floração precoce. A atividade fenológica reprodutiva das espécies apresentou alta sincronia. Os resultados sugerem que os eventos vegetativos e reprodutivos são peculiares a cada espécie e estrategicamente eficientes para sua sobrevivência no Cerrado marcadamente sazonal.
Palavras-Chave: Fenologia; Ecótono; Murici
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).