PRECIPITAÇÃO INCIDENTE E FLUXO DE ATRAVESSAMENTO DAS CHUVAS EM TRÊS ESTÁGIOS SUCESSIONAIS DE FLORESTA ATLÂNTICA NO MACIÇO DA PEDRA BRANCA, RIO DE JANEIRO
Abstract
São apresentados os resultados de fracionamento da precipitação de chuva em três tipologias vegetais através dos fluxos de atravessamento e precipitação incidente em estudo realizado na sub-bacia do Caçambe, maciço da Pedra Branca, Rio de Janeiro. No período de 04/11/09 a 04/11/10, foram realizadas 27 coletas após os eventos de chuva. Utilizaram-se 12 pluviômetros em uma área de floresta secundária avançada, seis em uma capoeira e seis na borda entre as tipologias. Os resultados de fluxo de atravessamento, 89% na borda, 94% em mata secundária inicial e 75% em floresta secundária avançada, estão de acordo com valores médios da Floresta Atlântica. Houve aumento de interceptação com o avanço do estágio sucessional, o que sugere a importância da preservação florestal para garantir interceptação mais eficiente da água da chuva, em especial em uma cidade sujeita a alagamentos, como o Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Fluxo de atravessamento, Precipitação incidente e Floresta Atlântica
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All authors agreed to submit the work to Revista Árvore and granted the exclusive license to publish the article. The authors affirm that it is an original work and has not been previously published elsewhere. The scientific content and opinions expressed in the article are the sole responsibility of the authors and reflect their opinions, not necessarily representing the opinions of the editorial board of Revista Árvore or of the Society of Forest Investigations (SIF).