Modelagem como ferramenta para a predição da capacidade produtiva da colheita florestal
Uma abordagem do Feller-Buncher e Harvester
DOI:
https://doi.org/10.53661/1806-9088202549263941Palavras-chave:
Operações florestais, Colheita de madeira, Rendimento operacional, Produtividade de máquinas florestaisResumo
Realizar um planejamento assertivo na logística e na colheita florestal é essencial para reduzir os custos operacionais, bem como garantir o fornecimento constante de madeira para a unidade fabril, sem comprometer a integridade da frota de máquinas em campo. Este estudo abordou a análise da capacidade produtiva de duas importantes máquinas de colheita de madeira, o Feller-Buncher e o Harvester, com o objetivo de propor uma modelagem técnica para otimizar a logística associada a essas máquinas. Oito maquinários foram analisados em florestas plantadas com diferentes níveis de produtividades (0,08 a 0,58 m³/árvore). A produtividade das máquinas foi avaliada para cada condição florestal. Os resultados foram apresentados por meio de análises de regressão, testes de médias e inferências estatísticas. A relação entre a produtividade das máquinas e a produtividade florestal, obtida através da análise de regressão, foi explicada com até 97% de precisão. As curvas de produtividade dos maquinários indicaram estabilização com o aumento do Volume Médio Individual (VMI). As máquinas florestais avaliadas apresentaram redução no custo por metro cúbico colhido com o aumento da produtividade florestal. A capacidade produtiva do Harvester dedicado exclusivamente ao processamento, embora superior, apresenta desvantagens em termos práticos, principalmente pela necessidade de uma nova máquina para o processo de derrubada, o que aumenta o custo de produção.
Palavras-chave: Operações florestais; Colheita de madeira; Rendimento operacional; Produtividade de máquinas florestais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Árvore

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).