Implicações do uso de malhas de sombreamento e densidade de plantas na anatomia foliar de mudas de Corymbia citriodora (Hook.) K.D. Hill & L.A.S. Johnson
DOI:
https://doi.org/10.53661/1806-9088202549263842Palavras-chave:
Qualidade de mudas, Estômatos, Radiação solarResumo
As malhas de sombreamento são importantes técnicas utilizadas durante a formação de mudas. No entanto, seu uso inadequado pode gerar grau excessivo de sombreamento, que pode ser agravado conforme a distribuição das mudas na bandeja, afetando diretamente o crescimento e desenvolvimento das plântulas. Assim, o estudo teve por objetivo avaliar uso de malhas de sombreamento coloridas, associadas a diferentes densidades de plantas, sob a anatomia foliar e qualidade de mudas de Corymbia citriodora (Hook.) KD Hill and LAS Johnson. O experimento foi realizado em ambiente protegido, na Universidade Federal de Santa Maria/campus de Frederico Westphalen, no período de maio a setembro de 2018. O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado, sendo um bifatorial 2 x 3, sendo duas densidades de mudas, duas malhas de sombreamento e sem malha. As densidades avaliadas foram com 736 mudas por m2 (alta densidade) e com 528 mudas por m2 (média densidade). As malhas de sombreamento utilizadas foram nas cores vermelha, azul e tratamento sem malha (pleno sol). As avaliações ocorreram quando as mudas atingiram 25 cm de altura, sendo analisado as variáveis contagem do número de estômatos, espessuras da cutícula, da epiderme, do parênquima lacunoso e do parênquima paliçádico, além da qualidade de mudas por meio do índice de qualidade de Dickson. O uso de malhas de diferentes cores e densidade de plantas alteram as características anatômicas de Corymbia citriodora, como a espessura da cutícula e epiderme adaxial, epiderme abaxial, parênquima paliçádico e espessura da foliar. No entanto, essas mudanças anatômicas observadas nas mudas sob as diferentes malhas não indicam, necessariamente melhor qualidade das mudas.
Palavras-chave: Qualidade de mudas, Estômatos, Radiação solar
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Árvore

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).