DINÂMICA POPULACIONAL DE Hypothenemus hampei (Coleoptera: Scolytidae) SOB SISTEMA AGROFLORESTAL E MONOCULTIVO DE CAFÉ CONILON NO SUL DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL.
Palavras-chave:
Broca-do-café, Bioecologia, Armadilhas iscadasResumo
A broca-do-café, Hypothenemus hampei, é a principal praga do cafeeiro na Amazônia e em todo mundo. Embora haja cultivo de café no estado do Amazonas, não há informações sobre o comportamento da população desta espécie nesta região do Brasil. Como a região amazônica é um ambiente propício para o H. hampei, o presente trabalho objetivou investigar a população do inseto em diferentes sistemas de cultivo implantadas no município de Humaitá, Sul do Amazonas: i) café em floresta nativa (CFN), ii) café consorciada com cupuaçu e açaí (CCA) e iii) café em monocultivo (MC). Também, utilizou-se os parâmetros climáticos e fenológico da planta para relacionar com a dinâmica populacional do inseto. Para isso, instalaram-se 10 armadilhas iscadas em cada lavoura para amostragens mensais da população do H. hampei durante Julho/2018 a Junho/2019. A maior abundância populacional do inseto foi observada durante a floração do café, principalmente na lavoura de monocultivo, em relação às demais lavouras consorciadas. O valor médio total da população do inseto observada nos três ambientes investigados é maior no mês de agosto/2018, registrando-se o valor de 1749. O aumento dos índices pluviométricos ocorreu simultaneamente com a diminuição da população inseto, isso coincide com o final da floração (outubro/2018, 161.8 mm) e início da granação dos frutos (novembro/2018, 234.8 mm). A menor abundância do inseto observada na lavoura sob floresta nativa, abundância de 83 (CFN), indica que a biodiversidade local desfavorece o tamanho populacional da praga no ambiente. As fases fenológicas do café conilon e a influência das condições climáticas podem resultar em mudanças na dinâmica populacional de H. hampei. Os cafeeiros em sistemas agroflorestais são mais promissores para manter essa população em níveis baixos.
Palavras-Chave: Broca-do-café; Bioecologia; Armadilhas iscadas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).