O CO2 elevado induz a regulação negativa da fotossíntese e alivia o efeito do déficit hídrico em Ceiba pentandra (Malvaceae)

Conteúdo do artigo principal

Alexandra Maria Ferreira Silveira
Ricardo Antonio Marenco

Resumo

O efeito simultâneo do aumento da concentração de CO2 e da seca nas árvores ainda está sendo investigado na Amazônia. Avaliou-se o efeito de níveis de CO2 (400 e 800 ppm) e regimes hídricos (50% e 100% da capacidade de campo do solo) sobre características fotossintéticas, fluorescência da clorofila e acúmulo de biomassa total em Ceiba pentandra. Em plantas bem irrigadas, a fotossíntese saturada por luz (PN-sat) aumentou em plantas expostas a CO2 elevado, mas tanto PN-sat quanto a condutância estomática diminuíram em resposta ao déficit hídrico. A taxa máxima de carboxilação de Rubisco diminuiu sob CO2 elevado, o que indica regulação negativa da fotossíntese em CO2 elevado. A relação Fv/Fm não foi afetada pelos tratamentos. No entanto, a biomassa total da planta e a área foliar foram reduzidas em 34-37% sob déficit hídrico, mas não foram afetadas pelos níveis de CO2. Os valores de PN-sat medidos em plantas bem irrigadas em CO2 ambiente foram semelhantes aos observados em plantas submetidas a CO2 elevado e déficit hídrico (p = 0,26). Assim, concluiu-se que o efeito do déficit hídrico no PN-sat foi mitigado pelo CO2 elevado. Estes resultados sugerem que o aumento das concentrações atmosféricas de CO2 associado às mudanças climáticas pode compensar, pelo menos em parte, o efeito negativo da seca nesta espécie multiuso e amplamente distribuída.


Palavras-Chave: Acumulação de biomassa; Eficiência do uso da água; Aclimatação da fotossíntese.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silveira, A. M. F., & Marenco, R. A. (2023). O CO2 elevado induz a regulação negativa da fotossíntese e alivia o efeito do déficit hídrico em Ceiba pentandra (Malvaceae). Revista Árvore, 47, https://doi.org/10.1590/1806–908820230000021. Recuperado de https://revistaarvore.ufv.br/rarv/article/view/263496
Seção
Artigos Científicos - Silvicultura