ESTRATÉGIA DE OCUPAÇÃO DA ESPÉCIE ARBÓREA Tachigali rubiginosa (MART. EX TUL.) OLIVEIRA-FILHO: EVIDÊNCIAS DE EXPANSÃO FLORESTAL SOBRE ÁREAS DE CAMPO SUJO
Palavras-chave:
Dinâmica populacional, Fogo, Áreas de transiçãoResumo
Compreender a dinâmica de ocupação de espécies florestais em ambientes savânicos e campestres permite elucidar como a expansão florestal opera ao longo do tempo. Durante onze anos, foi acompanhada a dinâmica da população da espécie arbórea Tachigali rubiginosa (Mart. ex. Tul.) Oliveira-Filho com objetivo de avaliar a estratégia de ocupação desta espécie no ecótono entre Mata de Galeria e Campo Sujo, na bacia do córrego Capetinga, na Fazenda Água Limpa, Distrito Federal. Esta área encontra-se protegida do fogo desde 1987. Foram alocados 31 transectos de 5 m x 100 m, perpendicularmente ao córrego, cobrindo uma faixa de vegetação que inclui parte da Mata de Galeria e do Campo Sujo. Foram tomadas medidas dos adultos (DAP ≥ 5 cm), arvoretas (altura > 1 m e DAP < 5 cm) e mudas (altura ≤ 1 m e DAP < 5 cm). Os resultados indicaram que, no período estudado, a população de T. rubiginosa passou de 179,5 para 262,8 ind/ha. Em 2007, do total de 280 indivíduos em 1,56 ha, 96 deles estavam na Mata de Galeria (0,22 ha), 103 no ecótono (0,16 ha) e 81 no Campo Sujo (1,18 ha). Em 2018, o número de indivíduos diminuiu na Mata de Galeria (83 indivíduos), aumentou no ecótono (135 indivíduos) e no Campo Sujo (194 indivíduos). Em 2007, as arvoretas dominavam com 71% dos indivíduos, seguida dos adultos (28,5%) e das mudas (20,7%). Em 2018, apesar das arvoretas ainda representarem a maior parte dos indivíduos (39,2%), houve certo equilíbrio entre as três categorias de tamanho com mudas (30,0%) e adultos (30,7%). Observou-se crescimento da população deT. rubiginosa, sobretudo de indivíduos jovens, o que indica persistência, ao longo do tempo, e expansão desta espécie em direção ao Campo Sujo.
Palavras-Chave: Dinâmica populacional; Fogo; Áreas de transição
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).