EFEITOS DA DEFORMAÇÃO RADICULAR E DA DISPONIBILIDADE DE LUZ NO CRESCIMENTO E NA DISTRIBUIÇÃO DE BIOMASSA DE Mudas DE Senna multijuga (Rich) H. S. Irwin & Barneby
Palavras-chave:
Mata Atlântica, Repicagem, Qualidade de mudasResumo
Os efeitos e consequências da deformação da raiz causada por erros no processo de repicagem em viveiros florestais ainda são desconhecidos para as mudas de árvores tropicais. Analisamos os impactos da disponibilidade de luz e de deformação das raízes no crescimento e alocação de biomassa em mudas de Senna multijuga, uma árvore tropical pioneira comumente utilizada em programas de restauração florestal. Nossas hipóteses foram: (a) como espécie típica exigente de luz, as plântulas de S. multijuga podem ter seu crescimento comprometido em baixa disponibilidade de luz, (b) a deformação da raiz induz prejuízos nas taxas de crescimento e mudanças na alocação de biomassa, e (c) os efeitos da baixa disponibilidade de luz no crescimento e alocação de biomassa são potencializados pela deformação da raiz. As plântulas, com e sem deformação das raízes, foram cultivadas durante 43 dias sob três níveis de radiação fotossinteticamente ativa total (PAR) (28, 12 e 1 mol fótons m-2 dia-1). Mudas de S. multijuga tiveram suas taxas de crescimento severamente afetadas nos valores de PAR em cerca de 1 mol fótons m-2 dia-1, mas a deformação das raízes não afetou as taxas de crescimento relativo da planta inteira. Em vez disso, a deformação da raiz causou uma diminuição na taxa de crescimento relativo das raízes em todas as disponibilidades de luz. As mudanças no crescimento das raízes afetaram a alocação de biomassa para as raízes. Os efeitos da disponibilidade de luz e da deformação da raiz na alocação de biomassa para folhas são mais pronunciados a baixos valores de disponibilidade de luz. As deformações das raízes poderiam levar à produção de mudas com baixa capacidade de competitividade independentemente das condições de luz.
Palavras-Chave: Mata Atlântica; Repicagem; Qualidade de mudas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).