ATRIBUTOS FUNCIONAIS COMO PREDITORES ECOLÓGICOS DURANTE A SUCESSÃO SECUNDÁRIA EM FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
PCoA, CWM-RDA, Correlação de PearsonResumo
Através da variação dos atributos funcionais é possível verificar o funcionamento do ecossistema, tanto pela organização das espécies como pelas respostas das mesmas em relação as variações do ambiente. Nesse sentido, o objetivo foi analisar as características ecológicas das principais espécies arbóreas, pela análise dos atributos funcionais. Utilizou-se uma PCoA para verificar quais espécies são aquisitivas e conservativas; cluster na verificação dos atributos funcionais por grupos; correlação de Pearson entre os atributos funcionais e uma análise CWM-RDA na verificação das variáveis ambientais. A maioria das espécies foram classificadas como clímax exigente de luz e com dispersão zoocórica. As espécies apresentaram a plasticidade fenotípica como importante estratégia ecológica na composição dos seus atributos funcionais, principalmente quando relacionadas a área foliar e área foliar específica. A maioria das espécies pertenceram ao grupo das aquisitivas. O grupo das aquisitivas e conservativas indicam o potencial de resiliência da comunidade arbórea e os processos de mudança na sucessão ecológica. Foi verificada forte correlação negativa entre os atributos foliares e positiva com diâmetro e altura, ambas as correlações relacionadas ao crescimento-desenvolvimento da planta. Das variáveis ambientais, apenas pH, K e cota média tiveram relação com os atributos, indicando ser importantes condições ambientais para o estabelecimento das espécies amostradas. Além disso, verificou-se que a composição de espécies está atrelada a várias condicionantes de estratégias ecológicas associadas com as mudanças no meio ambiente.
Palavras-Chave: PCoA; CWM-RDA; Correlação de Pearson
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).