ANÁLISE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE MADEIRA E CARVÃO VEGETAL POR REFLORESTAMENTOS DE Eucalyptus NO NOROESTE DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Projetos florestais, Economia florestal, Análise de investimentoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar economicamente a produção de madeira e carvão vegetal de um povoamento de Eucalyptus estratificado em três classes de produtividade no noroeste de Minas Gerais. Foram utilizados dados de povoamentos de Eucalyptus não desbastados cuja área foi estratificada em alta, média e baixa produtividade, sendo descritas pelo modelo Logístico. Obtidos os dados, realizou-se então a avaliação econômica da produção de madeira e para produção de carvão. A avaliação econômica deu-se por meio dos indicadores: valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR) em função dos preços da madeira e do carvão vegetal, do rendimento da madeira em carvão e da distância de transporte da madeira até a unidade de produção de carvão. A viabilidade econômica da produção de madeira e de carvão vegetal de Eucalyptus depende da capacidade produtiva da área de instalação do povoamento. A viabilidade de produção de madeira e de carvão vegetal é sensível às variações dos preços de ambos, do rendimento da madeira em carvão e da distância de transporte da área de produção à unidade de processamento.
Palavras-Chave: Projetos florestais; Economia florestal; Análise de investimento
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Árvore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).